segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Medo

Ao contrario do que eu planejava fazer, este post não terá foco na vitória da candidata a presidência da republica Dilma Rousseff. Aproveito ele para agradecer a todos e todas as brasileiras que, como eu, contribuíram para que nós elegêssemos a primeira mulher presidente do Brasil, e mais do que isso, pela continuação das idéias e dos programas do governo do presidente Lula. Mas não me esqueço da excelentíssima minoria que optou pelo outro candidato, afinal, sem vocês seria impossível a pratica da democracia, e não festejaríamos tanto pela maioria do país compreender o que deseja para os próximos 4 anos.

Infelizmente, nem tudo são flores. Essas eleições e mais especificamente essas poucas horas em que acordei no dia 1 de novembro de 2010 me fizeram ver a perpetuação de algo contra o qual eu não sei mais como lutar, e ver uma realidade futura que por muito tempo eu desejei mudar.

Neste domingo, dia 31 de outubro, após a declaração sobre a vitória da candidata do PT o twitter mais uma vez teve sua agitação. Dentre todos os tweets de comemoração e parabéns para a nova presidente, esta manhã vários outros se destacaram, muitos em revolta, mas a maioria em concordância.

O blog http://kioshi.blogspot.com/ exibiu prints de tweets de varias pessoas praticando a xenofobia contra nordestinos. Dentre os muitos tweets revoltantes, destaco alguns como: “Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um afogado!” por Mayara Petruso; “só nordestinos fdp pra vota na Dilma! Nordestino num serve pra NADA DE UTIL vem pra SP ENCHE O SACO e vota na merDILMA” por Tayane Monteiro; “o nordeste não deveria existir, bando de ignorante morto de fome, que se vendem por uma cesta básica e coisas do tipo.” Por Giovanna Varella; “Que Páis é esse? ..É a porra do BRASIL! ...onde nordestino acha que é gente! ... É só olhar pra ver que sou do #SUL!” por Daniella Lindner.

Dizer que discordo totalmente do que esta escrito e que estou revoltada com a atitude das pessoas é muito pouco, eu estou desapontada. Agradeço por este ser um desabafo virtual em palavras escritas, não teria condições de falar qualquer coisa.

Como de praxe, eu vou contar uma história...

Quando eu tinha 9 anos de idade, minha mãe me mandou para minha primeira viagem longa sem meus pais, a primeira vez que andei de avião. Fui visitar meus tios e minha prima que moram em Vila Velha no Espírito Santo. Eu gostei de lá, estranhei um pouco o clima, a água da praia era mais fria do que eu estava acostumada, as pessoas tinham um sotaque engraçado, e provei umas comidas bem diferentes. Lá, eu conheci os amigos dos meus tios e da minha prima, pessoas simpáticas, ate levei algumas coisas junto com a bagagem, lembranças da terra que há muito eles tinham deixado.

Alguns anos depois eu voltei à Vila Velha para visitar minha tia novamente, férias, eu passaria uma semana na casa dela e depois partiria para São Paulo, hospedada na casa de amigos da minha mãe. Acho que eu deveria ter entre 13 e 14 anos. São Paulo foi bastante divertida, um pouco frustrante confesso, jamais me acostumaria com o ar difícil, e o trafego pesado de lá. Mesmo assim, apreciei bastante a viagem, me deliciei no museu de arqueologia da USP, nos sebos enormes, na beleza da catedral da Sé, mas nada se comparou ao bairro da liberdade. Provar meus pratos favoritos feitos ali na hora, da maneira mais tradicional que alguém longe do Japão poderia fazer.

No inicio do ano passado, ao fim dos meus doces 17 anos, tive o prazer de poder participar do Fórum Social Mundial, realizado em Belém do Pará. Não preciso nem dizer o quanto eu gostei de lá. Transitando entre a UFPA e a UFRA, eu vi as coisas mais diversas, afinal, alem de paraenses haviam pessoas de todo o mundo para o fórum. Pato no tucupi, rosquinha de castanha do Pará, Tacacá... Nossa, devo ter ganho uns 10 kg só naquela semana, tudo muito, muito, muito bom. E como se já não bastasse, ainda pude encontrar com a Cicy, mesmo que por pouco tempo, e meu Deus! Como eu estou com saudades tuas, menina!

Por ultimo, minha ultima peripécia foi na capital gaucha. Comprovado, o melhor churrasco que eu já comi. Saudades do Cavanhas, do memorial Mario Quintana, do mercado, do MARGS, na verdade, de toda praça da alfândega, de Bento e Gramado que visitei rapidamente. E obviamente, das pessoas (pra Tais e pra Pam, prometo que fico em São Leo da próxima vez! Pro Douglas, se ainda quiser vir a Natal, já tem hospedagem. E pra todos os outros com quem falo sempre e não precisam ser lembrados da falta que eu sinto).

Contando, claro, com minhas aventuras pelo meu nordeste a fora... Carnaval em Pernambuco, Ceara Music em Fortaleza, ah lençóis maranhenses... Sinto dizer que viajei muito pouco pelo meu país. Eu sempre quis conhecer bem o Brasil, sempre gostei de viajar, e sempre preferi priorizar o meu país porque, bom, pra que ir atrás lá fora se ainda nem vi tudo aqui dentro?

Eu queria ir no Rio, queria conhecer Floripa, queria ir no Oktoberfest, Curitiba, Londrina, Sorocaba, Santo André, Santos, Petrópolis, Belo Horizonte, Manaus, Goiânia... Mas como? Eu estou vendo, mesmo que superficialmente, como eu seria recebida em cada um desses lugares. Eu sei, sem sombra de duvida, que indo a Fortaleza, Recife, Olinda, Teresina, João Pessoa, Campina Grande, Caiocó, Martins, Souza, Boa Vista, eu não tenho porque ter medo de levar uma pedrada na cabeça só porque eu não nasci no Sul, ou me amedrontar passeando na praia porque não vão tentar me afogar só porque minha origem é de uma região humilde, ou me chamar de ignorante, mesmo eu estando no curso superior, só porque discordo da opinião de alguns sobre as eleições, ou porque sou contra a separação de qualquer área brasileira, ou porque meu sotaque é engraçado, ou porque não tenho uma cultura importada dos EUA ou da Europa, ou porque minhas expressões são latinas e não caucasianas. Aqui ninguém vai me chamar ignorante, nem dizer que não tomamos banho, zombar sobre o quão é impressionante termos acesso a internet, questionar nossa capacidade de ler e pensar, nem me olhar torto porque eu sou nordestina... E não, não vão fazer isso porque são todos do nordeste, não vão ser legais comigo porque somos da mesma região... Vão fazer isso porque desde pequeno, aqui, as pessoas são ensinadas a terem respeito, a serem educadas e a saberem que o nome do país que vivem não é Nordeste, nem Sul, nem Sudeste, é Brasil. Eu estou acostumada a me olharem torto por dezenas de motivos, se contar todos os preconceitos daria uma boa lista(sexista, religioso, homofóbico, social...) , mas ainda não me acostumei a que me olhem torto ou que desdenhem da minha competência por eu ser nordestina, não consigo, realmente, não consigo me acostumar a isso.

Eu realmente queria viajar o Brasil inteiro, queria conhecer cada cantinho e provar de cada coisa diferente e gostar de cada uma delas, mas dessa vontade eu vou ter que desistir, e mais terrível que isso é ver pessoas a quem eu tanto considerava concordarem com certas barbaridades quebrando totalmente tudo que eu nutria por elas.

Infelizmente, é chorando que desabafo aqui que pela primeira vez, estou com medo, não de um governo repressor ou de uma guerra iminente, estou com medo do povo do meu próprio país.

4 comentários:

  1. que texto ridículo Zelia.

    "Eu estou vendo, mesmo que superficialmente, como eu seria recebida em cada um desses lugares. Eu sei, sem sombra de duvida, que indo a Fortaleza, Recife, Olinda, Teresina, João Pessoa, Campina Grande, Caiocó, Martins, Souza, Boa Vista, eu não tenho porque ter medo de levar uma pedrada na cabeça só porque eu não nasci no Sul"

    Que generalização ridícula, nesse texto você pareceu tão sem noção tanto os que falaram isso, você venho pra Porto Alegre e alguém te tratou mal? Meia duzia de idiota falando merda na internet é o conceito que você faz de um povo, todo mundo fala merda na internet...

    enfim infeliz os que postaram isso no twitter mas são os mesmo infelizes que postam sobre racismo,sobre preconceito a religião, opção sexual e tudo mais, nem por isso você generaliza um povo ou deixa de ir num lugar por isso.

    enfim todo o seu texto de medo foi ridículo, pelos seus conceitos você nem sairia na rua por que você sabe o preconceito que existe na sua opção sexual?pode ter certeza que é muito maior que isso.

    Enfim bom texto de terrorismo lembrou bem a sua candidata...

    ResponderExcluir
  2. Generalizar nordestino de ignorantes e mais mil barbaridades tudo bem, mas sulista de mal educado vc se revolta? É bom quando falam da nossa gente né? Tente sentir na pele por um dia 1% do que o povo daqui sente há seculos.

    ResponderExcluir
  3. não!!! ignoro os dois queridas, você é apenas minha amiga e acho errado você entrar nessa onda.

    ResponderExcluir
  4. humm beem,
    acho que na net todo mundo escreve e né não
    da pra fazer essas pessoas pararem de escreverem coisas que magoam os outros.
    Sei também que existe esse preconceito com os nordestinos,mas nisso também há inveja não? Olha as praias do nordeste olha a sua cultura como é unica e o amor que essa gente tem pela sua terra. Tem que ver os dois lados Zz, mas eu também acho que tenho atitudes assim, não essas de recriminar o nordeste, mas eu tenho mais orgulho do meu estado e do que do meu país, já briguei por causa disso mas née é meu pensamento e nem por isso também eu saio falando mal do povo de outras regiões.

    Beijos amo vc

    ResponderExcluir