terça-feira, 27 de julho de 2010

Foda-se! Eu faço história!

Foi difícil, encontrar outro tema que me interessasse em escrever, mas confesso que o real motivo da demora foi à preguiça, o desanimo, ambos tem me derrubado bastante nos últimos tempos.

Confesso que não seria esta uma postagem que eu gostaria de fazer aqui, não acho que esteja tão de acordo com o que eu gostaria de escrever, mas me pareceu importante por algo do tipo, deixando claro, que no futuro outros textos com o mesmo tema virão, só que melhor elaborados.



Conversando com alguns amigos antigos, pessoas que me conheceram muitos anos atrás, me veio a luz do que eu precisava escrever, talvez ate para esclarecer alguns deles, já que certas colocações na conversa em questão foram bastante infelizes.


Vamos começar do principio...


Na antiga 5° serie do ensino fundamental, quando eu tinha apenas meus inocentes 11 anos de idade, conheci o melhor professor que tive no ensino básico, o nome dele era Emerson, e confesso que ate o segundo semestre eu nunca dei muita atenção as aulas de história dele, salvo às vezes em que ele falava sobre Egito e Grécia (os únicos dois assuntos que me interessavam).

Num belo dia, quando eu estava escrevendo baboseiras no meu caderno, ele notou que eu não estava atenta a aula, e me fez uma pergunta sobre o assunto que ele tinha acabado de explicar, eu fiquei estática, afinal, não estava prestando atenção, nem sabia sobre o que era a aula. Meu amado professor estava falando sobre a Índia. Índia e China eram dois assuntos que não tinham no livro, que ele estava explicando unicamente para deixar o vácuo em nossas cabeças de acreditar que das civilizações antigas, Egito, Grécia e Mesopotâmia, eram as únicas. E eu pensei ‘to perdida!’ (naquela época inocente, obviamente que eu não falava ‘fudeu’). Para não demorar tanto, eu acabei respondendo uma baboseira qualquer e discutindo com ele numa comparação entre mitos gregos e indianos, essa discussão durou ate depois da aula, todo o intervalo, e como eu não sou nada cabeça dura, peguei o livro sobre mitologias que meu pai tinha me dado, e li ele inteiro o mais rápido que consegui (3 semanas) para provar ao professor que eu sabia.

Partindo de Urano e Gaia, indo para Cronos, Zeus, pulando para Shiva, Parvati, Vishnu, e muitos outros, meu professor riu e disse que eu não precisava me preocupar porque aquilo não ia cair na prova. Por que ele disse isso? Eu me revoltei e disse que queria saber mesmo assim, e perguntei se só estudávamos o que caia na prova, e ele disse que sim, e eu falei que era errado, que não me interessava o que ia cair na prova, que eu queria saber de tudo (só isso?), queria entender os desenhos bonitinhos que tinha no livro (hieróglifos), entre outras coisas, e por fim, ele disse que eu devia fazer arqueologia se era isso que eu queria.

Eu li, e li, e li, e li mais um pouco, tudo que eu encontrava sobre mitologia, eu devorava, infelizmente, o curso de arqueologia é uma coisa extremamente recente, então, como eu já gostava de historia mesmo, decidi que era isso que ia fazer da vida, historia.

Sim, eu tinha 11 anos quando decidi isso, e não, ninguém me fez reconsiderar.



Voltando aos dias de hoje...


Pela milésima vez me perguntaram o que eu estava fazendo da vida, e eu, com toda naturalidade do mundo respondi que estava estudando na UFRN. Incrível como as pessoas se iluminam quando você fala que estuda em algum lugar com as letras ‘UF’ na sigla. Como não podia ser diferente, veio à pergunta: ‘Qual curso?’, e logo a resposta ‘História’, e depois aquela cara de quem acabou de pedir um guaraná e recebeu uma coca, e aquele famoso ‘Ah’.

Meus amigos, todos os antigos, e 95% dos que fiz nos últimos 3 anos estão fazendo cursos como, Biomedicina, Medicina, Direito, Engenharias em geral, Arquitetura, Administração, entre outras. Já perdi a conta de quantas vezes já ouvir: ‘Ah, historia... Queria direito?’ ou ‘Na próxima tu passa em direito’.

Eu espero realmente que TODOS eles leiam isso aqui, para eu deixar bem claro e nunca mais me perguntarem isso... Gente, eu passei em direito, no ultimo dia do SISU meu nome estava inscrito e dentro das vagas de direito para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Por que eu tirei? Porque eu não quero direito, eu nunca quis! Nem Ciências Sociais, nem Administração, nem Engenharia, nem Medicina. Se eu quisesse, eu teria feito para esses cursos e garanto, eu teria passado. Não sou burra, eu sei que são cursos concorridos e níveis altos, mas pouco me importa, se eu quisesse, eu teria feito acontecer, assim como me fiz entrar no curso que eu queria.



Por que fazer história? Por que ser historiador?


Inspirada pelas palavras do professor Durval Muniz de Albuquerque Jr...

Pelo mesmo motivo que temos engenheiros, arquitetos, médicos, advogados, jornalistas.

Por enquanto eu sou apenas uma caloura, e com certeza isso não vai acontecer tão cedo, mas eu sei que vou fazer tudo para ser excelente no que eu quero fazer da vida. Ser uma grande historiadora, e melhor do que qualquer um, entender como, quando, onde, e porque as coisas são como são. Construir algo maior e mais importante do que qualquer um dos projetos colossais de qualquer engenheiro ou arquiteto, meu trabalho vai implica em construir opiniões que no fim das contas é o que vai moldar o mundo inteiro, e curar definitivamente a pior das doenças que alguém pode ter, que prescrição medica alguma pode ajudar, vamos curar a ignorância, pois nenhuma enfermidade mata mais do que ela.



Para meus adorados amigos, e todos aqueles, como meus pais, que por muito tempo tentaram me fazer mudar de idéia. Deixem-me em paz! Eu vou ter uma das mais importantes profissões do mundo, não importam o que digam, por isso...


FODA-SE! EU FAÇO HISTORIA!!

6 comentários:

  1. isso ae, Z *O*
    isso mesmo, não importa o curso, você tem de gostar do que faz.

    Ass: Hugo

    ResponderExcluir
  2. E EU FAÇO A ZÉLIA!!
    SAUHDSAUHSAUSHDUSH
    É isso aí, animoa :D faça por você e não por quê os outros acham melhor tal ou tal curso. É noix o/

    ResponderExcluir
  3. História é tuuudo! Depois de me especializar em química, com certeza vou fazer alguma coisa de História... mesmo que não vá seguir como profissão, é simplesmente maravilhoso entender como tudo chegou ao ponto onde estamos, o que estamos vivendo...

    Boa Sorte mãe, tenho certeza que será uma das melhores! *-*

    ResponderExcluir
  4. Lembro de no inicio achar estranho mas que logo te dei apoio.
    Creioq eu cada ser tem oportunidade e tem escolha de fazer da vida o que quer, seguir a profissão que agrada a si mesmo e não os olhos dos outros.
    Fodam-se teus amigos e parentes que dizem "AH" quando tu fala sobre tua profissão.
    Tu sabe que vai ser uma boa, ótima, maravilhosa historiadora e vai fazer todo mundo engolir esses AH's e fazer eles cagarem ele atravessado (:
    to to revoltada, acho ridiculo gente que pensa que dar opinião sobre a profissão dos outros, falar o que é bonito ou não é lindo.

    ResponderExcluir
  5. Sempre deixando claro as opiniões! É disso que me orgulho demais em vc Tia!
    Não vou dizer ''continue assim'' porque eu tenho a certeza que você não vai mudar!
    Ah, e quando estiver louca da vida com suas milhares de tarefas de GRANDE HISTORIADORA, avisa a essa sua amiga farmaceutica que tbm não queria fazer medicina \o/

    http://valendoumavale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. EEEEEPA, coé a bronca com ciências sociais zélia? u_ú fale mal do meu curso que também sofre esse preconceito como o seu. História é mara e combina muito com você %%' se o mundo não fosse movido por "lucro" historiador seria MUITO mais prestigiado. E quanto a arqueologia, por que você não vem fazer uma especialização disso aqui, hein? ;P AHIDHA <3

    ResponderExcluir