quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bem mais do que parece

Para a primeira postagem pertinente deste blog muitos temas passaram pela minha cabeça, deste temas mais polêmicos ate alguns mais leves. Deixando claro que apesar de ter feito este espaço como um lugar para discussão, ele continua sendo bastante pessoal, ainda são opiniões muito pessoais expressas aqui.

Me sinto muito culpada por não ter tido tempo, e de certa forma, paciência para fazer a pesquisa que eu pretendia e dar dados mais exatos, mas infelizmente o tempo parece trabalhar como meu inimigo ultimamente.

Eu não gosto quando o Nordeste é colocado na posição de ‘vitima’ de fato, eu odeio quando transformam a minha região numa pobre coitada incapaz. O preconceito e os estereótipos colocados em cima dessa região já estão tão batidos que é ate mesmo cansativo argumentar tudo mais uma vez.

Já ouvi que somos estorvo, que atrasamos o país, que se livrando do Nordeste o Brasil se livra de toda a pobreza e fome, já ouvi que nordestinos são ignorantes, que aqui só tem forró, cachaça e seca, que não existe qualidade de vida, que as pessoas são preguiçosas.


Somos um país com tantas pessoas que se dizem intelectuais, e ainda assim não procuram saber os motivos ou o contexto de todas essas afirmações preconceituosas sobre a região. É fato que o nordeste tem muitos problemas, muito acima da media, muito mais do que outras as regiões do país, mas a critica ofensiva e não construtiva não ajuda a resolver esses problemas.

Para resolver problemas é preciso entender a causa deles, e para entender a causa temos que recorrer a um passado um pouco mais distante. As pessoas que fizeram essas ‘obras de arte’ (que diga-se de passagem não mostram nada alem de um péssimo conhecimento da geografia física brasileira, e uma piada sem graça no uso de termos perjorativos) expostas nessas imagens se esquecem que o pólo industrial que se montou no centro-sul se ergueu e cresceu sustentado pelo trabalho pesado, suado, desprezado e mal pago de milhares de nordestinos que migraram para o centro econômico do país quando ele ainda estava em seu inicio. É complicado andar, por exemplo, por São Paulo e, digamos num grupo de dez pessoas, a maioria não ter descendência nordestina ou pelo menos algum parente ou alguma relação com mesmos. Foram anos em que os piores empregos, aqueles que ninguém queria, mas que eram a única maneira de sobreviver foram dados a nordestinos, e ainda é assim em muitas situações, muitos saíram miseráveis daqui para serem miseráveis em outro lugar e ainda serem explorados e humilhados.

No Rio Grande do Sul, por outro lado, a população me parece um pouco mais homogênea, embora, no pouco tempo que passei em Porto Alegre, não pude deixar de notar certas familiaridades entre vários detalhes da cultura gaucha com a nordestina, como por exemplo, a semelhança em certos ritmos e estilos de dança com o forró pé de serra, o mais tradicional da região.

É de se admirar que a “civilização” como se descreve nos mapas tenha tão pouco conhecimento sobre a região que tanto criticam. Sabiam por exemplo que o Rio Grande do Norte tem uma das três melhores faculdades de medicina do Brasil? A melhor faculdade de Odontologia, e há cinco anos a melhor de Historia também, alem da melhor engenharia elétrica e em arquitetura e urbanismo. Sabiam que a faculdade de Campina Grande na Paraíba é a melhor em engenharia civil? Ou que o estado do Ceara é sempre o estado com o maior numero de aprovados no ITA? Um feito incrível para uma região onde as pessoas são ignorantes. Alguém já parou para reparar que o Rio Grande do Norte tem a segunda maior exploração de petróleo do Brasil, sendo a maior em terra? É outro grande feito para uma região que não tem nada a contribuir.

É fácil fazer criticas, eu pessoalmente tenho muitas, a todas as regiões, a vários países, ao mundo todo, mas o que se ganha com criticas ofensivas? Por que não conseguem simplesmente parar com esse sentimento bairrista de estados e regiões e serem um pouco mais nacionalistas e pensarem no país como um todo e não como um quebra cabeça desmontado? O nordeste é uma região pobre, mas uma região que com os investimentos e a cooperação da ultima administração esta crescendo e deixando de ser o “destino dos impostos”, as pessoas estão dando mais valor a educação, prezando mais por ela, então por que é tão difícil ver as coisas boas que tem aqui? Por que as pessoas têm que enxergar só as ruins?

É clichê, mas as praias mais bonitas estão aqui, as cidades mais antigas, o povo mais amistoso, uma das maiores variedades alimentares, embora as pessoas não aproveitem isso e se alimentem não muito bem. O único ponto negativo ao qual eu realmente não tenho como rebater, é o calor, sempre fui mais chegada ao frio xD

Não me importo, de maneira nenhuma que se fale sobre os problemas do nordeste, a verdade não me incomoda, eu sei que há problemas, sei quais são e sei que são graves, e que prejudicam demais, o que me irrita é esses problemas serem usados como argumento para transformar o nordeste e o nordestino em coisas inferiores.

Bom, meus argumentos são poucos, não são tão bem estruturados como eu gostaria, mas estão ai.

10 comentários:

  1. Isso sem contar na cultura altamente diversificada. Os índices de turismo e etc. E não é só disso que vive o nordeste, diferente do que muitos pensam, lá vivem vários intelectuais, escritores e muitos profissionais da mais alta qualidade ;)
    AMO meu Nordeste, tirando o calor Q

    ResponderExcluir
  2. adorei!
    os mapas são perfeitos, retrata a ignorancia brasileira perante seu proprio país.
    viva cultura nordestina e suas praias lindas.
    bjs
    psshaoph

    ResponderExcluir
  3. Todos nós temos diferenças e acho que olhar pro próprio umbigo não prejudica ninguém, por isso, eu concordo com a Z.
    Enfim, adorei os seus argumentos. E AMO meu querido nordeste, principalmente o Rio Grande do Norte. :)

    ResponderExcluir
  4. o mais tenso, não é saber o que o"povo" do sul diz do nordeste. o mais tenso, é saber que ate mesmo entre eles, tem essa ladainha, de "o meu é o que move o Brasil e os outros são peso", pois e cada um que se ache evoluido.

    ResponderExcluir
  5. Sou do sudeste mas atualmente moro no nordeste como a maioria sabe e o que tenho a dizer é que não só esses pontos que vc citou no texto acima estão corretos como vários outros,posso dizer em alto e bom som para quem quiser ouvir que a São Paulo tem em sua maioria descendentes diretos de nordestinos tiro como exemplo a rua onde nasci e cresci, todos os meus amigos são filhos de pais nordestinos que foram para São Paulo para trabalhar, gente vamos acordar São Paulo é o que é hoje devido ao trabalho de muitos que como foi dito muitas vezes saíram do nordeste de uma vida pobre e chegando lá encontraram a mesma situação, quantos imigrantes , quantos nordestinos não foram para lá e agora eles simplesmente cospem no prato que um dia comeram ?! cuidado!!! se vc cospe para cima corre o risco de cair na sua cara,pensem nos argumentos dados acima e reflitam sobre o que suas mentes primitivas andam pensando, pois para mim que tenho orgulho de ser paulista que amo o meu estado dessa vez sinceramente sinto VERGONHA !!! Vergonha de saber que uma região que se diz tão superior possa haver pessoas que não tem um pingo de bom senso para ver os fatos. Ahh e um recadinho para o pessoal do Sul do Brasil que se acha muito superior por ter em sua maioria descendencia européia, ACORDEM aos olhos dos europeus vcs são apenas brasileiros e se dizem que o sul é tão superior assim, formem o seu próprio país e sejam muito felizes na miséria.
    Como foi dito no post também devemos nos ver como um todo e não ficar com essa briga IDIOTA de quem é melhor. Somos uma nação está na hora de nos portarmos como tal ou será que esse país só se une quando se fala de futebol ?

    ResponderExcluir
  6. bem, se formos ver a macro historia Brasileira, podemos afinal, que o nordestino que colonizou o Brasil... podem ver, em todas migrações internas que teve no Brasil, o Nordestino esteve em todas.

    ResponderExcluir
  7. A região Nordeste, ao contrário do que pensam, nunca foi coitada, não mesmo, pelo contrario. A região talvez não seja tão desenvolvida assim como as outras, é verdade mas, ela nunca foi um peso para o país. Como nossa amiga Zélia comentou e argumentou no texto acima: "Alguém já parou para reparar que o Rio Grande do Norte tem a segunda maior exploração de petróleo do Brasil, sendo a maior em terra?". Então... Como poderíamos pensar assim? Afinal, o combustível mais importante atualmente é o petróleo, sem o RN como poderíamos nos tornar um país autosuficiente? Por que todo esse preconceito gente? Não há necessidade para isso! Quem vai à Europa sempre comenta que eles se unem para ajudar a nação, e assim, se ajudarem, fazendo com que cresçam e possam fazer o país crescer. Aqui acontece tudo ao contrário. Não se valoriza o que é nosso, o que do Brasil, é que do povo, o que é melhor! Devemos ver o Brasil como um todo, não como "minha região Norte", "minha região Sul"... Não devemos fazer isso! Jamais! Devemos fazer isso: "É o nosso país! É o nosso orgulho! É a nossa vida! É o nosso BRASIL!".

    ResponderExcluir
  8. norte = mato. -oi
    eu já desisti disso. agora se me perguntam como é aqui, falo o que eles querem ouvir. santa ignorância. Mas como conhecedora eu digo: nordeste é lindo. só o calor que mata, mas pra quem mora na amazônia, isso é o de menos. IUHAUDHUA <3

    ResponderExcluir
  9. "Rio Grande do Norte tem uma das três melhores faculdades de medicina do Brasil"
    Voçe acha que a UFRN(universidade de Natal-RN)foi feita com o dinheiro de quem,deles?eu moro em Natal e sou paulista, a praia mais linda daqui, Ponta Negra, esta poluida o morro em que antes podia subir agora não pode mais, a cidade e precaria e os nordestinos são ignorantes sim, ele ate dirigindo chingam mais do que os paulistas no transito,se voçe gostar daqui e por causa que voçe não foi a parte de classe media dqui, que fica na parte rica pensa "aqui não tem ninguem ignorante e burra que nem eu pensava"va na parte de classe media pra voçe ver os chingamentos que voçe vê e voçe vai querer soltar,os nordestinos são ignorantes mas ate em um ponto são legais.

    ResponderExcluir
  10. Seu estado tem muitas belezas naturais, com certeza, para sorte nossa,brasileiros, é pena que não saibam explorar essa riqueza natural para desenvolver essa região com tantas desigualdades. Eu faço parte do estado que você citou como o dos "viados" e posso te dizer que aqui é primeiro mundo mesmo, é só olhar o IBGE, a região sul é a única que não apresenta problemas de fome!! Mas não sou regionalista como quem fez esse mapa, então tudo isso também é meu e de qualquer brasileiro!!

    ResponderExcluir