segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Só um rapido desabafo.

Eu costumava acreditar que as pessoas eram boas por natureza e o meio, ou quem sabe talvez alguma experiência traumática as transformava em algo diferente, lhes plantava um tipo de maldade, como uma resposta para a indignação com sua própria historia. Hoje, vejo que as pessoas são simplesmente classificáveis, aqueles que matam, aqueles que roubam, aqueles que enganam, aqueles que mentem, aqueles que assistem e nada dizem, aqueles que tem medo, e aqueles que ingenuamente acham que podem mudar o mundo.

Talvez vocês achem que estou falando um monte de bobagens, talvez achem que estou exagerando, que aconteceu alguma coisa comigo, talvez ate existam aqueles que concordem. A verdade é que certos pensamentos surgiram na minha cabeça de repente, quando eu estava sentada no ônibus esperando para chegar ao ponto mais próximo de casa. Talvez eu esteja mesmo exagerando, e essa visão pessimista seja só um reflexo da cabeça abarrotada de problemas sem solução.

Voltando a questão em si, estava eu cuidando da minha volta para casa, quando lembranças de todos os tipos de desgraças me chegaram a cabeça. A Alemanha de Hitler, Itália de Mussolini, o Brasil dos militares, a URSS de Stalin, e muitas outras. Pessoas matando a própria família, destruindo a inocência que deveria proteger, dando mais valor a pedaços de papel que a batimentos cardíacos de seres da mesma espécie. Como proceder quando nos damos conta de que desde o hominídeo nos não evoluímos? Que dentre todas as espécies, é ao homo sapiens a quem mais falta sapiência?

Eu costumava acreditar que as pessoas eram boas por natureza, afinal, você não olha para um bebe imaginando quantas pessoas ele poderia matar quando crescesse, ou se ele vai bater na esposa, ou estuprar uma criança, ou ludibriar pessoas simples para acumular uma quantia em dinheiro da qual ele provavelmente nem vai gastar. Quer dizer... Será que a mãe do Hitler imaginou todo o holocausto quando ele nasceu? Será que ela sonhava isso para o futuro dele? E se sim, por que? O que leva alguém a querer o mal de outra pessoa? Alguém como você, que chora, que ri, que sente, que respira, que vive, que ama, que dorme, que acorda, que tem família, sonhos, medos, desejos. Que apontem as diferenças que acham que existem, mas são as diferenças que fazem de todo mundo iguais. Não entra na minha cabeça por que as pessoas escolhem matar, roubar, bater, julgar, rejeitar e fazerem todo tipo de atrocidades, quando é tão fácil ser simpático, bem humorado, ter compaixão e lidar com os outros com positividade.

Não consigo imaginar como certas cabeças funcionam, mas ninguém pode realmente ser capaz de fazer tanta coisa ruim com membros da própria espécie... Não, acho que talvez, só talvez, elas deixem de ser humanas para fazer isso... Mas o que eu sei? Sou apenas mais alguém que tem medo e que ingenuamente acha que pode mudar o mundo.

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto!
    Acho que estamos no mesmo grupo, também acho que posso mudar o mundo, Não sei se por ingenuidade, ou por ter uma visão mais ampla, ou talvez mais curta, "sei apenas que não sei". Mas que espero muito saber e ver um dia essa nossa insanidade se tornar realidade.

    ResponderExcluir